Há músicas que tocam e todo mundo conhece, mesmo sem lembrar o nome do artista que está cantando. Em alguns casos, no entanto, não adianta muito saber quem é o cantor daquele hit que marcou época, pois ele só conseguiu entrar nas paradas de sucesso com uma única música e nunca mais emplacou nada. Esses artistas são chamados de “one-hit wonders", expressão em inglês que define aqueles cantores ou bandas que, por mais que tentem, não conseguem fazer sucesso com outras músicas. Confira uma lista com os 10 maiores one-hit wonders do Brasil: com certeza você vai saber cantar grande parte dessas músicas!
10. Grupo Só no Sapatinho - Só no Sapatinho
O grupo de pagode do filho do jogador Zico, Bruno Coimbra, chegou com tudo com o hit que levava o mesmo nome. A música chegou a fazer parte da trilha sonora da novela "Torre de Babel", como música-tema da personagem Sandrinha (Andriana Esteves), e foi uma das mais tocadas do país naquele ano. Quem não se lembra do refrão “Só no sapatinho, ô ô”?
9. Br’oz - Prometida
O grupo de cinco rapazes foi formado a partir do programa de televisão Popstar, exibido em 2003, pelo SBT. A ideia era criar uma boy band brasileira, no melhor estilo Backstreet Boys. A música “Prometida” foi primeira e única de sucesso do conjunto, que se separou em 2005. Alguns integrantes como André Marinho e Filipe Duarte seguiram carreira solo, mas não conseguiram o mesmo sucesso da música que grudou na cabeça de todo mundo com “Sim, sim, sim. Esse amor é tão profundo!”.
8. Dallas Company - Clima de Rodeio
A banda country Dallas Company conquistou o primeiro lugar em várias rádios do Brasil, em 2002, com o hit “Clima de Rodeio”. Naquele ano, o conjunto vendeu mais de 100 mil cópias de CDs, mas nenhuma outra canção daquele disco chegou a fazer sucesso. A música bombou como trilha sonora de Rodrigo Cowboy, vencedor da segunda edição do Big Brother Brasil. “Alô, galera de cowboy!”.
7. Braga Boys - Bomba
No verão de 2001, uma bomba “caiu” sobre o carnaval da Bahia. Tratava-se da banda de axé Braga Boys, que dominou as paradas de sucesso com o hit “Bomba”. Naquele ano, a música foi a mais tocada do país e bombom até em Portugal. “Sensual, o movimento é sensual”.
6. Ritchie - Menina Veneno
Considerado por muitos o maior one-hit wonder de todos os tempos, Ritchie vestiu a camisa e não passa um show sem tocar pelo menos uma vez a música “Menina Veneno”. Com mais de 40 anos de carreira, o cantor, que é nascido na Inglaterra mas tem alma brasileira, bem que tentou, porém não conseguiu emplacar nenhum outro sucesso.
5. Vanessa Rangel - Palpite
Vanessa Rangel não tinha pretensões de seguir carreira musical. Formada em Direito, chegou a trabalhar como advogada, mas sempre teve a música por perto. Até que em 1997 ela lançou uma música que fez sucesso nos quatro cantos do país. Palpite foi trilha sonora da novela Por Amor, da TV Globo, e da dor de cotovelo de muitas pessoas. “E aí, será que você volta?”.
4. Rosanah - O Amor e o Poder
Rosanah já foi Rosana e Rosana Fiengo, mas nunca deixou de ser conhecida como a cantora do refrão “Como uma deusa você me mantém”. A música “O Amor e o Poder”, gravada em 1987, fez parte da trilha sonora da novela Mandala, da TV Globo. Trata-se de uma versão da música “The Power of Love”, cantada pela americana Jennifer Rush. A canção ficou em primeiro lugar em quase todas as rádios do Brasil por várias semanas.
3. Twister - 40 graus
Como um furacão, a Twister, banda formada por cinco rapazes de Campinas, lançou o hit 40 graus e alcançou o primeiro lugar das paradas, em 2000. Naquele ano, o disco que levava o mesmo nome do single vendeu 250 mil cópias. Um ano depois, a banda se separou por desavenças com empresários. Em 2003, o vocalista Sander foi preso por tráfico de drogas em São Paulo. Ele foi condenado a dois anos de prisão.
2. Mc Créu - Dança do Créu
O Mc Créu conseguiu emplacar a música do carnaval de 2008 e liderou as listas das mais tocadas de todo o país por várias semanas. A “Dança do Créu”, com cinco velocidades, conquistou o país inteiro e virou até gíria. Depois disso, Mc Créu não conseguiu emplacar nenhum sucesso parecido.
1. P. O. Box - Papo de Jacaré
A maior one-hit wonder brasileiro é a P.O. Box, que compôs o sucesso mais exótico dos últimos tempos do país. A música “Papo de Jacaré”, lançada pelo conjunto goiano em 2000, explodiu em praticamente todas as cidades do país. Não tinha uma pessoa que não sabia cantar a música inteira e a banda chegou a fazer mais de 30 shows por mês naquele ano. No entanto, nenhuma outra música ficou conhecida e o grupo acabava tendo que cantar o refrão “Vou te bater uma real, vou dizer que sou o tal” pelo menos umas três vezes por apresentação.
FONTE:EXTRA.